Ansiedade na sexualidade

A vida moderna, muitas vezes, eleva nas pessoas os níveis de ansiedade, o que pode perturbar o equilíbrio de cada um que a sente.

Uma das disfunções onde pode sentir-se é ao nível da Sexualidade. Será a ansiedade que provoca a disfunção sexual ou a disfunção sexual que provoca a ansiedade.

Sabemos que um bom desempenho sexual tem forte influência no bem-estar psicológico do ser humano. Ora, as dificuldades sexuais podem provocar ou serem provocadas por estados emocionais como ansiedade ou depressão.

Ao definir-se ansiedade como uma emoção/antecipação por algum perigo vago de difícil previsão e controlo, temos a ansiedade moderada ou patológica. Quando esta se torna excessiva pode bloquear o raciocínio ou influenciar e perturbar as atividades diárias.

No que diz respeito à resposta sexual humana pode afetar o desempenho e essa ansiedade do desempenho pode deslocar o foco da emoção do momento em prol do “pensamento à frente”, o que significa a preocupação do sucesso ou não, do fim – orgasmo ou da satisfação que “devemos dar” ao parceiro.

A ter em conta, ainda, qualquer motivo contextual que leve a uma resposta sexual não satisfatória pode gerar ansiedade antecipatória em desempenhos seguintes.

A intervenção na área da Sexologia Clínica será muito pertinente tendo em conta os fatores da ansiedade, sejam predisponentes, precipitantes ou de manutenção. O resultado será uma sexualidade tranquila, satisfatória e com prazer.